Gestar - Língua Portuguesa - Formadores e cursistas - Colinas - TO

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Crônica: Ser Colinense.


Conteúdo ministrado pela Professora Lucineide Feitosa.

Aluna e autora: Milena G. Borges.

Série: 8° ano.

Colégio João XXIII.


O colinense é um povo interessante. Se orgulha da cidade em que mora e até faz propaganda para os que estão de visita. Mas volta e meia flagramos os orgulhosos moradores criticando o paradão da cidade.

Mas se de segunda a sexta a vida é trabalhar, no sábado o colinense vai feliz para o point preferido, as pombas, e o cardápio é sempre aquela carninha assada acompanhada de um refri ou de uma geladinha. Passa o dia na beira da água, comendo, bebendo e matando mosquito, mas volta feliz e satisfeito torcendo para chegar logo o próximo fim de semana e repetir o passeio.

E julho? Ah, julho é praia a cidade fica deserta. Pensa num povo praieiro! Mas se ta pensando que aqui tem praia, que nada, as praias são em Pau D’arco, Conceição, Juarina e por ai vai.

Uma coisa do qual o colinense se orgulha muito é a pecuária. O povo passa o ano inteiro juntando dinheiro para gastar nos 7 dias de festa. O que mais chama a atenção são os artistas famosos que se, apresentam durante o evento. Ninguém que perder a oportunidade de dizer que foi no show do Luan Santana ou do Victor e Léo.

E o sotaque? Ah, esse ninguém entende. É um tal de enrola a língua que as vezes a gente tem a impressão que ta no interior de Goiás e porta vira poirta, quarto que vira quairto, e é um tal de, deixa eu te falar! Como se tivesse pedindo permissão para falar com alguém, mas que nada, é apenas mais uma do colinense.




Parabéns Professora Lucineide, pela bela iniciativa de publicar as produções de seus alunos, assim eles terão mais vontade de produzir, sentindo-se incetivados e valorizados.

Espero novas postagens.

Um comentário:

Aldean Abreu disse...

Este blog está fantástico!
Parabéns pela iniciativa de abrir espaço no blog para publicações de ações desenvolvidas pelas escolas, e principalmente produções dos alunos.
Sucesso!

GESTAR

GESTAR
GESTAR II